Material Técnico

  • Interligando o fio condutor deste meu trabalho, poderei considerar que os métodos de aprendizagem estão associados ao material técnico que utilizo para mergulhar. Para conseguir ter um índice de eficácia associado ao fator segurança, tenho de ter o material adequado às minhas necessidades.
  • Ao longo de grande parte do meu percurso escolar, senti-me intelectualmente inferior comparativamente aos meus colegas de turma, achando-me muitas das vezes incapaz de aprender e assimilar informação. Toda esta noção e dura realidade foi-me desmotivando e fazendo-me perder a auto-estima no que diz respeito aos estudos.
  • No entanto, descobri que cada um de nós tem uma capacidade intelectual semelhante, variando apenas na capacidade de resposta aos métodos geralmente utilizados nas escolas para transmitir os conteúdos programáticos. Para combater todas estas adversidades e incapacidades dos nossos professores se adaptarem às nossas dificuldades, temos de construir estratégias que nos facilitem a nossa aprendizagem.
  • Atualmente, e com a abordagem deste trabalho como principal impulsionador para adquirir este conhecimento, consigo identificar os diferentes tipos de aprendizagem, o visual, o auditivo e o cinestésico, se bem que irei somente focar-me no que mais me identifico, o cinestésico. Sinto que consigo aprender melhor através de debates e interações com outras pessoas, envolvendo-me diretamente com as temáticas em questão. No que diz respeito às minhas práticas de leitura, opto sempre por histórias ou temas que envolvam mais ação. Em relação à minha memória, não tenho por hábito a utilização de apontamentos, apenas utilizo os momentos vividos como associação à informação que tenho que reter. Gosto sempre de debater os assuntos oralmente com outras pessoas, tornando-se, para mim, a forma mais eficaz para adquirir o conhecimento.
  • Nesta Unidade Curricular da Didática do Português, na minha opinião as aulas acabavam sempre por ir ao encontro do estilo de aprendizagem com que mais me identifico. Mesmo quando o professor na parte inicial da aula, se limitava à oralidade explicando determinados conceitos apoiado em algum powerpoint, depois dessa abordagem acabaria sempre por debater em grupo determinadas temáticas, expondo sempre bastantes exemplos que espelhassem o conteúdo abordado. Tornando-se sempre mais fácil para mim a aquisição do conhecimento.
  • Na minha futura atividade profissional, como professor, irei sempre tentar adaptar as minhas aulas às mais variadas dificuldades e estilos de aprendizagem de cada aluno. De forma a conseguir assimilação da matéria lecionada, de todo o grupo da minha sala de aula. Para isso, para além da transmissão e da exposição darei sempre lugar a momentos de experimentação e exemplos práticos.


Pedro Sucena - 3160513 - 3º. ano Educação Básica 2018/2019
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora